Sábado, 21 de Outubro de 2006

Camada Ozono:

1.O que se entende por camada de ozono?

Da radiação solar que atinge a superfície da Terra, 45% corresponde ao espectro visível (luz visível), 45% a radiação infravermelha  e 10% a radiação ultravioleta.

Uma maior intensidade desta última, seria incompatível com a vida na Terra.

 

O ozono (O3) encontra-se especialmente nas camadas superiores da atmosfera (estratosfera) a 15 km da superfície e forma um escudo (cerca de 30 km de espessura). Esta fina camada constitui a única protecção da Terra para filtra os raios ultravioletas do Sol, permitindo assim a existência de vida na Terra.

2.De que forma se está a destruir esta camada?

As moléculas de clorofluorcarbono, ou Freon, passam intactas pela troposfera, que é a parte da atmosfera que vai da superfície até uma altitude média de 10.000 metros. Em seguida essas moléculas atingem a estratosfera, onde os raios ultravioletas do sol aparecem em maior quantidade. Esses raios quebram as partículas de CFC (ClFC) liberando o átomo de cloro. Este átomo, então, rompe a molécula de ozónio (O3), formando monóxido de cloro (ClO) e oxigénio (O2).  

 

A reacção tem continuidade e logo o átomo de cloro libera o de oxigénio que se liga a um átomo de oxigénio de outra molécula de ozónio, e o átomo de cloro passa a destruir outra molécula de ozónio, criando uma reacção em cadeia.  

 

Por outro lado, existe a reacção que beneficia a camada de ozónio: Quando a luz solar actua sobre óxidos de nitrogénio, estes podem reagir liberando os átomos de oxigénio, que se combinam e produzem ozono. Estes óxidos de nitrogénio são produzidos continuamente pelos veículos automóveis, resultado da queima de combustíveis fósseis. Infelizmente, a produção de CFC, mesmo sendo menor que a de óxidos de nitrogénio, consegue, devido à reacção em cadeia já explicada, destruir um número bem maior de moléculas de ozono que as produzidas pelos automóveis. 

3.Quais as consequências?

A constante destruição da camada de ozono leva a um aumento de raios ultravioletas (UV), altamente energéticos.

Estes raios ao atingirem a Terra vão promover a destruição das proteínas, e do ADN, provocando cancro de pele, cataratas, alterações no sistema imunitário, danos nas colheitas, nos peixes e no plâncton de que se alimentam.

Em todo o mundo as massas de ar circulam, sendo que um poluente lançado no Brasil pode atingir a Europa devido a correntes de convecção. Na Antárctida, por sua vez, devido ao rigoroso inverno de seis meses, essa circulação de ar não ocorre e, assim, formam-se círculos de convecção exclusivos daquela área. Os poluentes atraídos durante o verão permanecem na Antárctida até a época de subirem para a estratosfera. Ao chegar o verão, os primeiros raios de sol quebram as moléculas de CFC encontradas nessa área, iniciando a reacção. Em 1988, foi constatado que na atmosfera da Antárctida, a concentração de monóxido de cloro é cem vezes maior que em qualquer outra parte do mundo.

O chamado "buraco do ozono", que designa a camada de ozono muito fina sobre a Antárctida, surge com maior nitidez na Primavera e Outono. Esse buraco vai provocar um atraso nas estações bem como quebras nas cadeias alimentares, contribui também  para o aumento da temperatura e consequentemente ao degelo dos calotes polares.  

Porém, o perigo já não se restringe ao inóspito e desabitado continente antárctico, onde a falha na camada de ozono é maior porque a movimentação dos ventos acontece em redor do pólo. Em várias outras regiões do planeta, o escudo do ozono também está a ficar mais fino, permitindo a intensificação nada salutar dos raios ultravioletas e novos buracos poderão surgir sobre regiões populosas de qualquer latitude.

 

Quanto maior a fracção de raios ultravioletas a atingir a Terra, mais graves serão os efeitos e menores as populações de peixes e as colheitas.

"A redução de 50 % da produção de CFC´s reduziria 95 % dos danos na camada de ozono."

 

http://nautilus.fis.uc.pt/cec/ozono/

 

publicado por edgarasta às 17:44
link do post | comentar | favorito
|

.quem sou eu!!!

.pesquisar

 

.Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Recomeço

. Crianças sem Natal

. Capoeira

. Não sou nada sem ti

. Ser Pai

. Bob Marley: o homem que n...

. Qual é, afinal, o signifi...

. Assim começa... ...assim ...

. «desde 1990»

. Primavera bem vinda

. Mãe Natureza

. Palavras para quê????????...

. "ClanDestinos" -organiza...

. amigos reggaeiros

. De Que Vale a Sabedoria ?

. Gente Pobre

. A Vergonha e a Injustiça ...

. Dreadlocks

. é o nº 10, finta com os d...

. ...Ritmo,,,

. ...Acordes...pratica...

. ...Acordes...teoria...

. ...Básico...mão esquerda....

. ...Básico...afinação...

. ...Básico...solfejo...

. ...Básico...introdução...

. ...Iniciação...

. ,,, A Guitarra...

. ANGOLA

. Camada Ozono:

. Problemática da Droga

. Baixa da Banheira

. Miséria

. Miséria e Fome

. Ups!!! Com Licença..........

. Porque ela existe

. Pergunto!

. Parar com a Destruição do...

. Babilônia homenageia Bob ...

. FOME / POBREZA / DESI...

. Africa / Portugal

. A lenda

.arquivos

. Outubro 2013

. Dezembro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds