Essa seção é destinada a quem esta começando na guitarra, contém algumas instruções básicas.
Bem, você já deve ter ouvido falar em dó, ré, mí, fá, sol, lá e sí, essa é uma sequência de notas onde todo instrumento se baseia, e na guitarra não é diferente, é importante você saber qual letra representa cada nota, veja:
dó = C
ré = D
mí = E
fá = F
sol = G
lá = A
sí = B
Algumas nocões para iniciação na guitarra:
1 tom ocupa o espaço de 2 casas (ou trastes) no braço da guitarra.
1/2 tom conseqüentemente ocupa 1 casa no braço da guitarra.
# (sustenido) - é quando uma nota avança 1 casa
Cada nota tem o seu sustenido, que é 1/2 tom mais agudo, por exemplo, A# (trata-se de um lá sustenido), sí e mí não possuem sustenidos.
b (bemol) - é quando uma nota recua 1 casa
Cada nota tem o seu bemol, que é 1/2 tom mais grave, por exemplo, Gb (trata-se de um sol bemol), fá e dó não possuem bemol.
No braço da guitarra ha 22 casa certo? (em algumas 24), isso significa que há 6 tons, ou seja, da corda solta até a 11ª casa contam-se 12 notas diferentes, apartir da 12ª em diante repete-se as notas, sendo que a corda solta é a mesma nota que a mesma corda tocada na 12 casa.
Você deve estar se perguntando: como pode haver somente 6 tons, se há 7 notas? Notemos as noções de sustenidos e bemols, as notas mí e sí, não possuem sustenido, ou seja, não existe E# nem B#, isso quer dizer que elas são formadas por apenas 1/2 tom, o seu próprio. Por elas não terem sustenido, consequentimente suas notas adjacentes não possuem bemol (pois bemol é quando recua-se uma nota) isso quer dizer que fá ou dó voltarem 1 casa, não encontrarão uma nota sustenida, e sim a própria nota.
Abaixo fica mais fácil de visualizar:
1t 1t 1/2t 1t 1t 1t 1/2t
C ^ D ^ E ^ F ^ G ^ A ^ B ^ vai para o inicio, ou seja, dó.
A sequencia portanto, seria:
C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A# e B
Contando obteremos 12 notas.
Para continuar é necessário você saber ler uma tablatura. Vejamos uma:
E------------------3---
B---------------2------
G------------3---------
D---------2------------
A------3---------------
E---2------------------
Está é uma simples tablatura. As notas ao lado são o nome das cordas soltas. E conta-se da corda mais aguda (de baixo) para a mais grave (de cima). O número existente na linha significa em que casa você deve tocar a nota, a a ordem é da esquerda para direita.
Agora que você já entendeu isso, podemos iniciar os acordes. Os acordes mais usados são os maiores e menores, veja eles:
Acorde Maior: não coloca-se nada do lado da letra.
Acorde Menor: coloca-se um "m" para indicar que é menor.
C D E F G A B
E---0-2-0-1-3-0-2--
B---1-3-0-1-3-2-4--
G---0-2-1-2-0-2-4--
D---2-0-2-3-0-2-4--
A---3---2-3-2-0-2--
E----------1-3------
Cm Dm Em Fm Gm Am Bm
E---3--1---0---1---3---0--2--
B---4--3---0---1---3---1--3--
G---5--2---0---1---3---2--4--
D---5--0---2---3---5---2--4--
A---4------2---3---5---0--2--
E-----------0---1---3---------
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<FORMAÇÃO DE ACORDES>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
TRÍADES
Tríades são acordes formados por três notas. Tríades podem ser maiores, menores, aumentadas ou diminutas. Os exemplos a seguir mostram a estrutura de cada um desses acordes:
Tríade Maior, Terça maior, Quinta perfeita
Tríade Menor, Terça menor, Quinta justa.
Tríade Diminuta, Terça Menor, Quinta Diminuta.
Tríade Aumentada, Terça maior, Quinta Aumentada.
Tríades Maiores e menores são consideradas perfeitas pois elas sempre tem uma Quinta perfeita. Tríades diminutas ou aumentadas são chamadas pelo nome da Quinta que contém.
ACORDES DE SÉTIMA
Se você acrescentar uma Terça a qualquer tríade, você obtém um acorde de sétima. Este acorde é chamado de sétima porque um intervalo de sétima é formado em relação à raiz.
Acordes e Séries Harmônicas.
Acordes de sétima podem ser construídos em cada um dos graus das escalas maior e menor. Acordes de sétima podem ser identificados analisando a tríade e o intervalo de sétima formando o acorde.
Os exemplos a seguir mostram a estrutura e exemplos dos acordes de sétima mais comuns: .
Sétima Dominante: tríade maior, sétima menor. .
Sétima meio diminuta: tríade diminuta, sétima menor.
Sétima maior: tríade maior, sétima maior.
Sétima menor: tríade menor, sétima menor.
Sétima Diminuta: tríade diminuta, sétima diminuta.
ACORDES DE NONA
Um acorde de nona é formado adicionando uma nona a um acorde de sétima.
Os tipos mais comuns de acordes de nona são feitos sobre o grau dominante em tons menores assim como em tons maiores. Uma vez que a nona formada é maior em tons maiores e menor em tons menores, esses acordes são chamados nona dominante maior e nona dominante menor. .
Acordes de nona podem também ser construídos em sétimas maiores e sétimas menores.
O acorde de nona aumentada é obtido adicionando um intervalo de nona aumentada a um acorde de sétima dominante. Em muitas ocasiões, o intervalo de nona é simplificado enarmonicamente. Nesse casos, o acorde dá a impressão de ser um acorde de nona dominante com um Terça maior e outra menor.
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