Quarta-feira, 25 de Outubro de 2006

...Básico...afinação...

TECLADO
Se dispõem de um piano ou outro teclado,podem-se afinar as cordas com as seis teclas indicadas no desenho (MI-Lá-Ré-SOL-SI-MI).Poder-se-á afinar a guitarra rapidamente mas dependendo sempre da sua capacidade auditiva.

MÉTODO BÁSICO
1.Uma vez afinada a primeira corda (MI),utiliza-se como referência para afinar a sexta (MI9 que deve dar a mesma nota mas 2 oitavas mais baixa..

2.Toca-se um Lá no 5º trasto da 6ª corda e afina-se o Lá solto da 5ª corda.

3.Toca-se um Ré no 5º trasto da 5ª corda e afina-se o Ré solto da 4ª corda.

4.Toca-se um SOL no 5º trasto da 4ª corda e afina-se o SOL solto da 3ª corda.

5.Toca-se um SI no 4º trasto da 3ª corda e afina-se o SI solto da 2ª corda.

6.Toca-se um MI no 5º trasto da 2ª corda e compara-se com o MI solto da 1ª corda.

MÉTODO 2
1.Afina-se a 1ª corda solta (MI),toca-se um SI no 7º trasto da 1ª corda e afina-se o SI solto da 2ª corda.

2.Toca-se um SOL no 3º trasto da 1ª corda e afina-se o SOL solto da 3ª corda.

3.Toca-se um Ré no 3º trasto da 2ª corda e afina-se o Ré solto da 4ª corda.

4.Toca-se um Lá no 2º trasto da 3ª corda e afina-se o Lá solto da 5ª corda.

5.Toca-se um MI no 2º trasto da 4ª corda e afina-se o MI solto da 6ª corda.

OITAVA
1.Se dispõem de um diapasão ou de um lá de referência,afina-se primeiro a 5ª corda (Lá solto).

2.Toca-se um MI no 7º trasto da 5ª corda e afina-se o MI soltas das 1ª corda e das 6ª corda.

3.Toca-se um SI no 7º trasto da 1ª corda e afina-se o SI solto da 2ª corda.

4.Toca-se um SOL no 8º trasto da 2ª corda e afina-se o SOL da 3ª corda.

5.Toca-se um Ré no 7º trasto da 3ª corda e afina-se o Ré solto da 4ª corda.

6.Toca-se um Lá no 7º trasto da 4ª corda e afina-se o Lá solto da 5ª corda.

HARMÓNICAS
Em certos trastos (o 5º,o 7º e o 12º),pulsando uma corda com a mão direita e tendo um dedo da mão esquerda sobre a mesma corda e à altura justa destes trastos sem apertar,produz-se um harmónico.Em vez do som habitual da corda ouvir-se-á uma nota relacionada,mas de frequência mais alta.Utiliza-se esta técnica em peças musicais mas também para afinar uma guitarra.

1.O harmónico do 12º trasto da 6ª corda corresponde ao harmónico do 7º trasto da 5ª corda.

2.O harmónico do 12º trasto da 5ª corda corresponde ao harmónico do 7º trasto da 4ª corda.

3.O harmónico do 12º trasto da 4ª corda corresponde ao harmónico do 7º trasto da 3ª corda.

4.O harmónico do 12º trasto da 2ª corda corresponde harmónico do 7º trasto da 1ª corda.Essa relacção não existe entre a 3ª e a 2ª corda.Como se pode observar no desenho,existem outras relacções de harmónicas entre o 5º trasto e o 7º trasto.Começando por afinar a 1ª corda e a 6ª corda (MI) entre si podem afinar-se as restantes cordas comparando os harmónicos.

DIAPASÃO
Quando se faz vibrar o diapasão (não sobre a guitarra!),este vibra a uma frequência de 440 Hz,duas oitavas acima do Lá da 5ª corda,e igual no Lá do 5º trasto da 1ª corda.Para poder ouvir bem o som do diapasão pode amplificá-lo aplicando a sua base na caixa ou no cavalete da guitarra,depois de se fazer vibrar.

AFINADORES ELECTRÓNICOS
A maioria dos afinadores electrónicos têm um micro incorporado para as guitarras acústicas e uma entrada para conectar as guitarras eléctricas.A leitura faz-se com contador de ponteiro,pequenas lampadas de diferentes cores,cristal líquido o estroboscópio.estes são os afinadores mais precisos e que n recorrem ao ouvido humano,mas são tamém os mais caros

LAMIRÉS
Especialmente desenhados para a guitarra,os lamirés emitem notas de referência para cada uma das seis cordas.Não são os mais fáceis de utilizar e requerem certa prática.


TELEFONE
Como já vimos o Lá de 440 Hz é a referência para uma afinação de concerto.E até o telefone nos pode dar esta nota.A tonalidade que ouvimos assim que tiramos o telefone do descanso sem marcar nenhum número,corresponde ao Lá de 440 HZ.É pouco prático afnar uma guitarra com uma orelha colada ao telefone,pelo que se utilizará como último recurso






publicado por edgarasta às 13:02
link do post | comentar | favorito
|

.quem sou eu!!!

.pesquisar

 

.Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Recomeço

. Crianças sem Natal

. Capoeira

. Não sou nada sem ti

. Ser Pai

. Bob Marley: o homem que n...

. Qual é, afinal, o signifi...

. Assim começa... ...assim ...

. «desde 1990»

. Primavera bem vinda

. Mãe Natureza

. Palavras para quê????????...

. "ClanDestinos" -organiza...

. amigos reggaeiros

. De Que Vale a Sabedoria ?

. Gente Pobre

. A Vergonha e a Injustiça ...

. Dreadlocks

. é o nº 10, finta com os d...

. ...Ritmo,,,

. ...Acordes...pratica...

. ...Acordes...teoria...

. ...Básico...mão esquerda....

. ...Básico...afinação...

. ...Básico...solfejo...

. ...Básico...introdução...

. ...Iniciação...

. ,,, A Guitarra...

. ANGOLA

. Camada Ozono:

. Problemática da Droga

. Baixa da Banheira

. Miséria

. Miséria e Fome

. Ups!!! Com Licença..........

. Porque ela existe

. Pergunto!

. Parar com a Destruição do...

. Babilônia homenageia Bob ...

. FOME / POBREZA / DESI...

. Africa / Portugal

. A lenda

.arquivos

. Outubro 2013

. Dezembro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds