PRIMEIROS ACORDES
O primeiro objectivo de um guitarrista que quer tocar música popular é aprender de cor as posições dos acordes básicos (ou abertos).Pode demorar algum tempo,mas quanto mais utilizar um certo acorde,mais rapidamente conseguirá fazer a posição e mais límpido vibrará.Devemos começar por examinar cuidadosamente cada acorde e tratar de aprender a posição dos dedos da mão esquerda.Com estes acordes básicos podem tocar-se milhares de canções e compor outros milahres!Os acordes de guitarra podem contruir-se com duas ou mais notas tocadas (até seis) embora teoricamente um acorde seja feito de pelo menos 3 notas diferentes
NOTAS RELATIVAS
A nota que dá nome ao acorde denomina-se "fundamental"o "tónico".O resto das notas foram denominadas em função do intervalo que as separa da fundamental.Na tabela de cima pode comprovar-se que contando as notas a partir da fundamental se consegue saber os seus nomes.Por exemplo,para chegar ao MI a partir de Dó há que contar 3 (Dó-Ré-MI-SOL) por isso o Mi e o SOL denominam-se respectivamente,TERCEIRA E QUINTA na gama do Dó.A partir desta teoria pode compreender-se mais facilmente como se constrói qualquer acordes
ACORDE MAIOR
Um acorde maior consta de três notas:a FUNDAMENTAL ou TÓNICA,a TERCEIRA MAIOR (que dá o nome de MAIOR no acorde).e a QUINTA.Tomando como exemplo um acorde de DÓ e aplicando a teoria dos intervalos,conseguiremos construir este acorde com as notas DÓ (Tónica),mi (Dó,ré-mi-a TERVEIRA MAIOR)e Sol (Dó,Ré,mi,Fá,Sol-a Quinta).Para contruir um Sol pegamos no Sol,Si e no Ré.Agora que lhe parece mais simples,é um bom momento para tentar construir qualquer acorde Maior com a tabela de intervalos.
ACORDE MENOR
Um acorde chama-se MENOR porque a TERCEIRA é MENOR (meio-tom mais baixo que a TERCEIRA).Vamos aplicá-lo a um acorde de MI.A terceira de menor de MI é SOL e a QUINTA é SI.O acorde de MI menor compor-se-á de MI,SOL e SI.Com a fundamental Lá,o acorde menor será Lá,Dó,MI e assim com o resto das notas.Cada vez mais simples.
SÉTIMA DOMINANTE
Para obter outro acorde diferente de MAIOR ou MENOR,há que acrescentar outra nota às 3 principais.Para formar um acorde de SÉTIMA MAIOR basta acrescentar a sétima nota a partir da tónica:SI com a fundamental Dó,Fá com a fundamental SOL,etc.Cuidado tal como a nota TERCEIRA,existe uma SÉTIMA MAIOR e uma SÉTIMA MENOR.A que nos interessa agora é a SÉTIMA MENOR,mais utilizada na música popular.Se o acorde com SÉTIMA MENOR não se escreve 7ª menor é para evitar a confusão com o acorde MENOR com SÈTIMA.Um acorde com SÉTIMA MENOR chamar-se-á SÉTIMA DOMINANTE e será o acorde por defeito quando não precisa de saber-se de que tipo de SÉTIMA se trata.Por exemplo, um SOL 7ª DOMINANTE ou 7ª estará contruído com as notas SOL,SI,Ré, e Fá.
SÉTIMA MAIOR
Para formar um acorde de SÉTIMA MAIOR basta acrescentar a sétima nota a partir da tónica:SI com a fundamental Dó,Fá com a fundamental SOL,etc.Por exemplo,um Dó 7ª MAIOR ou Dó 7ªM será construído com as notas,Dó,MI,SOL e SI e um SOL 7ª MAIOR ou SOL 7ªM será construído com as notas SOL,SI,Ré e Fá#.
MENOR SÉTIMA
Acrescentando a sétima menor,ou dominante,a um acorde menor obtém-se um acorde menor de sétima.Por exemplo,acrescenta.se o SI bemol às notas Dó,MI bemol e SOL do acorde de Dó menor.Atenção para não confundir um acorde menor de sétima (7ªm) com um acorde sétima menor (chamado de sétima dominante,7ª).
DIAGRAMA
Um diagrama é uma representação mais ou menos esquemática da escala de uma guitarra.As seis linhas horizontais são as cordas,desde a primeira (MI),em cima, até à sexta (MI),em baixo.As linhas verticais são os trastos.O diagrama permite-nos saber que cordas se devem pisar,em que trasto,com que dedos e que cordas não se devem pulsar.As posições dos dedos são indicados por círculos sobre as cordas.Nestes círculos há número que indicam o dedo da mão esquerda que se deve utilizar.A x significa que a corda não faz parte do acorde e não deve vibrar.O número de cada escala é indicado por cima ou por baixo de este
Introdução a notação de CIFRAS.
Cifra é apenas uma notação diferente para os acordes, muitos a consideram um método, e na verdade realmente é. Existem dois métodos mais conhecidos para aprender e tocar violão, o método da Pauta Músical, que é bem mais preciso, pois contém a oitava que a nota deve ser tocada assim como o seu tempo e todos os detalhes para que a música seja tocada exatamente como seu criador a compos. No método das cifras, o processo foi simplificado, porém depende muito mais da sua habilidade e criatividade para conseguir fazer com que a música lembre a original. Por ser mais simples de entender, as cifras foram se tornando o padrão mais conhecido e utilizado pelos músicos amadores, você já deve ter visto algo parecido com isso:
Garçom (Reginaldo Rossi)
Dm Gm
Garçom, aqui, nesta mesa de bar
A Dm A
Você já cansou de escutar, centenas de casos de amor
Dm Gm
Garçom, no bar, todo mundo é igual
A Dm D7
Meu caso é mais um, é banal, mas preste atenção por favor
Cifra Nota correspondente Cifra Nota correspondente
A Lá Am Lá menor
B Si Bm Si menor
C Dó Cm Dó menor
D Ré Dm Ré menor
E Mi Em Mi menor
F Fá Fm Fá menor
G Sol Gm Sol menor
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