Terça-feira, 28 de Novembro de 2006

Dreadlocks

O Dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" pendendo do topo da cabeça. Os dreadlocks também podem ser chamados de Locks, ou simplesmente Dreads.

 

História

Ao contrário do que se pensa, os DreadLocks não nasceram com o movimento rastafari e com Bob Marley, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados.

Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservasem uma forma cilíndrica, que diminuia o volume e tamanho do cabelo original.

Porém os DreadLocks só se tornaram famosos com o movimento rastafari. Os Rastafari não podiam cortar, pentear ou tratar os cabelos com qualquer produto químico (como shampoo), e pela facilidade característica do cabelo do negro africano de se emaranhar quando muito comprido, acabou sendo adotado pelo movimento rasta.

 

Higiene

Normalmente associa-se DreadLocks à sujeira. É fato que na época em que surgiram representavam um sério risco de higiene, a se tratar pelos padrões de hoje, mas atualmente esta concepção não é absoluta.

Existe, assim como com qualquer cabelo, quem tenham os Dreads limpos, e quem os tenha sujos. Isso é apenas uma questão de gosto do usuário, pois apesar de acarretar mais trabalho por parte do dono do cabelo, mante-los limpos e lava-los todos os dias é plenamente possível, e inclusive praticado por grande parte dos adeptos deste estilo.

Tratar de dreads em pouco difere do trato de cabelos normais, porém é preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro.

 

Preconceito

Talvez por fugir drásticamente dos padrões de beleza adotados pela maioria da população ou talvez pela associação do estilo ao consumo de cannabis, o usuário de Dreads sofre um imenso preconceito na maioria dos Países.

O adepto deste estilo normalmente tem severos problemas para conseguir emprego, e quando o trabalho exige relação direta com o cliente é praticamente impossível conseguir a vaga. Esta tendência de pré-julgar o usuário de dreads mostra-se mais forte em sociedades com baixo nível cultural e educacional. Em países europeus como por exemplo a Suíça frequentemente vê-se pessoas utilizando dreads, pois o respeito à outras culturas é muito mais forte por lá.

 

Como fazer e cultivar

Existe o falso mito de que para se fazer dread em cabelos lisos é necessário que os mesmos não sejam lavados por um certo tempo antes da aplicação. Porém a informação dista muito da realidade, pois cabelos não lavados ficam oleosos e dificultam o processo.

Existem várias formas de se "dredar" o cabelo, as três mais freqüentes são:


  • Tradicional

Este é o meio mais difícil de se fazer dreads, exige muita dedicação e o resultado costuma não se equiparar com o que se obtém através das outras formas. É recomendado que se tenha o cabelo crespo típico do negro africano, outros cabelos dificilmente manterão a forma. O Processo consiste em não lavar o cabelo com shampoo ou qualquer outro produto que possa alisar os cabelos, e a medida que cresce ir enrolando o cabelo com a palma das mãos formando os dreads. Este é o método utilizado pelos Rastafari, não é muito recomendado pois torna-se difícil mantê-los limpos e os dreads ficam sempre com uma aparência de sujos.

Para quem é negro e tem cabelo crespo tem um opção de enrolar o cabelo no modelo Baião-de-Dois e depois separar os dois. O resultado será o dread que com o tempo ficar mais grosso. É necessário ter cuidado e sempre está separando os dreads Deve-se lavá-lo apenas 15 dias depois de os enrolar e só o fazer com água do mar e sabão azul


  • Com cera

Este é seguramente o mais utilizado nos dias de hoje, funciona com qualquer tipo de cabelo. É necessário que o cabelo já tenha um certo comprimento, em torno de 10cm, mas recomenda-se mais. O processo consiste em dividir o cabelo em setores de cerca de 2cm, e pentear cada setor da ponta para a raíz com um pente de ferro visando embolar os cabelos. Depois de embolados todos os dreads aplica-se cera de abelha para fixa-los. Uma manutenção frequente torna-se necessária para que os cabelos não soltem, que consiste em aplicar cera periodicamente e enrola-los com a palma da mão.

  • Com agulha

Este processo é muito dolorido, mas resulta em dreads mais compactos e limpos. Divide-se o cabelo e penteia-se da ponta à raiz, como no processo com cera. Daí "costura-se" o cabelo com uma agulha de crochê. Algumas pessoas depois disso ainda aplicam a cera. Uma manutençào frequente é muito recomendada, que consiste em re-costurar os cabelos com a agulha quando soltam alguns fios e enrola-los com a palma das mãos.

O que define o resultado dos processos porém é a manutenção. Costuma-se dizer que os dreads ficam bons quando "travam", ou seja, quando não é mais possível solta-los. É recomendado lavar os cabelos regularmente com shampoo sem resíduos ou sabonete de coco, e depois seca-los muito bem com secador e ao sol. Deve-se atentar para o mau cheiro, que indica a presença de fungos. O comprimento costuma reduzir 20% em cabelos encaracolados depois de aplicados os dreads. A redução é bem maior em cabelos lisos.

publicado por edgarasta às 15:50
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De João Rocha a 21 de Janeiro de 2007 às 22:01
Aqui está um jovem que escreve bem e fala de assuntos interessantes!

Cumprimentos!

Viva Alcacer do Sal
De frank07rasta a 4 de Maio de 2007 às 23:55
ter sempre os dreadlocks limpos e melhor forma de cultivar não ligar aos mitos e tentar sempre ter atitude positiva
De Joseph a 19 de Dezembro de 2007 às 21:55
olha o amigo!!! gostaria de saber como os manter...ou seja nao os deixar a desenrrolar...ja lavei "n" vezes sem sabao mas continuam a desenrolar...diz kk koisa o mex!!
De Stephanie Trümper a 19 de Abril de 2008 às 11:03
Hallo

Danke por ter postado isto , eu vou fazer dreadLocks para o mês e ajudou muito este post :D

Kuss
De Filipe Lisboa a 7 de Março de 2009 às 04:51
Cara eu fiz meus dreds com agulha e em casa mesmo!!!!!! Mais ficou muiito cabelo desfiado!
Alguém tem alguma dica de como ageitar esses cabelos?
De Pedro Reis a 15 de Outubro de 2010 às 18:07
continua a cozer o teu cabelo, vai pressionando no local em que estas a faze-lo, rodando um pouco o dread, e repete o processo lentamente desde a raiz ate a ponta.
espero ter ajudado.
UGS
De Brunno Amâncio a 11 de Dezembro de 2009 às 19:49
Rapaz, muito bom o que escreveu. Dificilmente eu gosto do que venho encontrado, em termos de textos sobre dreadlocks e sua manutenção.
Obrigado!
De rosemarie a 27 de Julho de 2010 às 17:39
foi tirado da wkipédia -.-
De Rita a 21 de Março de 2011 às 15:04
onde se compra cera para manutenção?
De João Francisco a 26 de Agosto de 2011 às 02:18
boas. eu tenho uma rasta ou um dreadlock e foi feito com agulha! eu agora gostava era de saber como lhe fazer a manutenção pois eu não sei! alguém dá uma ajuda?

Comentar post

.quem sou eu!!!

.pesquisar

 

.Outubro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Recomeço

. Crianças sem Natal

. Capoeira

. Não sou nada sem ti

. Ser Pai

. Bob Marley: o homem que n...

. Qual é, afinal, o signifi...

. Assim começa... ...assim ...

. «desde 1990»

. Primavera bem vinda

. Mãe Natureza

. Palavras para quê????????...

. "ClanDestinos" -organiza...

. amigos reggaeiros

. De Que Vale a Sabedoria ?

. Gente Pobre

. A Vergonha e a Injustiça ...

. Dreadlocks

. é o nº 10, finta com os d...

. ...Ritmo,,,

. ...Acordes...pratica...

. ...Acordes...teoria...

. ...Básico...mão esquerda....

. ...Básico...afinação...

. ...Básico...solfejo...

. ...Básico...introdução...

. ...Iniciação...

. ,,, A Guitarra...

. ANGOLA

. Camada Ozono:

. Problemática da Droga

. Baixa da Banheira

. Miséria

. Miséria e Fome

. Ups!!! Com Licença..........

. Porque ela existe

. Pergunto!

. Parar com a Destruição do...

. Babilônia homenageia Bob ...

. FOME / POBREZA / DESI...

. Africa / Portugal

. A lenda

.arquivos

. Outubro 2013

. Dezembro 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Setembro 2008

. Junho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub